PROGRAMANDO EM C++
PROGRAMANDO EM C++
EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS
1) ( VUNESP - 2013 - CTA - Técnico em Informática) Em linguagem de programação, uma variável é:
(A) o resultado de uma expressão aritmética.
(B) o nome dado às informações salvas no disco.
(C) um número, uma letra ou um ponto-flutuante.
(D) uma posição de memória identificada.
(E) uma palavra especial utilizada pela linguagem para identificar suas instruções de controle.
2) ( CESPE - 2013 - SERPRO - Técnico - Programação e Controle de Serviços de Tecnologia da Informação)
Considerando as variáveis A = 3, B = 5 e C = 2, julgue o item: O resultado da expressão (A + B) < (B * C) é falso.
(A) CERTO (B) ERRADO
3) ( CESPE - 2013 - SERPRO - Técnico - Programação e Controle de Serviços de Tecnologia da Informação) No que se
refere a linguagens de programação e estruturas de decisão/repetição em algoritmos de programação, julgue o item
subsequente.
A estrutura de decisão SE/ENTÃO/SENÃO, ou IF/THEN/ELSE, permite que seja sempre executado um comando. Isso
porque, caso a condição seja verdadeira, o comando da condição SE/ENTÃO será executado; caso contrário, o comando da
condição SENÃO (falsa) será executado.
(A) CERTO (B) ERRADO
4) Desenvolva um algoritmo que receba os dados de quatro notas fornecidos pelo usuário. O algoritmo deve
calcular a média aritmética das notas fornecidas e, em seguida:
i) mostrar a média;
ii) informar se o aluno está aprovado ou reprovado, considerando que a mínima para aprovação é 7.
5) Sabe-se que o quilowatt de energia custa um quinto do salário mínimo. Faça um algoritmo que
receba o valor do salário mínimo e a quantidade de quilowatts consumida por uma residência. Calcule e mostre:
a) o valor de cada quilowatt
b) o valor a ser pago por essa residência
c) o valor a ser pago com desconto de 15%
6) ( FCC - 2012 - TST - Técnico Judiciário - Programação)
se (B1) então
{
Comando1
Comando2
}
senão
{
se (B2) então
{
Comando3
}
senão
{
Comando4
}
}
Comando5;
Analisando este trecho, é correto afirmar que:
(A) se B1 for falso, o Comando3 e o Comando4 serão executados.
(B) se B2 for verdadeiro, somente o Comando3 será executado.
(C) o Comando5 poderá ser o único comando a ser executado.
(D) o Comando4 sempre será executado, uma vez que o comando B2 é sempre falso.
(E) o Comando5 sempre será executado.
7) Dado o fluxograma abaixo, faça a conversão do mesmo em C++
8) Analise o algoritmo abaixo:
Sobre ele é INCORRETO afirmar:
a) Exibirá o maior entre três números lidos, exceto se os três valores forem iguais.
b) Se forem lidos os valores 1, 3 e 6 nas variáveis n1, n2 e n3 respectivamente, a variável m receberá o valor 1, em seguida o valor 3 e, por último, o valor 6.
c) Se forem lidos os valores 7, 2 e 9 nas variáveis n1, n2 e n3 respectivamente, a variável m receberá o valor 7, em seguida o valor 2 e, por último, o valor 9.
d) Se forem lidos os valores 9, 7 e 2 nas variáveis n1, n2 e n3 respectivamente, a variável m receberá apenas o valor 9.
e) Se forem lidos os valores -1, -3 e -8 nas variáveis n1, n2 e n3 respectivamente, a variável m receberá apenas o valor -1.
EXERCÍCIOS -Parte I
01) QUESTÃO (1 ESTRELA)
Escolha a alternativa abaixo que completa o sentido da frase:
O uso das _________________ é obrigatório quando for usada mais de uma instrução dentro da estrutura de decisão, if (o comando "se" em Portugol), logo, usar sempre não ocasionará problemas.
a) chaves
b) palavras reservadas
c) aspas duplas
d) strings
e) aspas simples
02) QUESTÃO (2 ESTRELAS)
Sobre variáveis com estrutura em vetores, pode-se dizer:
a) Têm limitações de armazenamento quando usam o tipo lógico
b) Não são possíveis na linguagem C++
c) quanto à forma de acessar, são iguais a qualquer variável simples.
d) podem armazenar várias posições de memória de tipos diferentes.
e) podem armazenar várias posições de memória de um mesmo tipo.
03) QUESTÃO (3 ESTRELAS)
Considerando os valores atribuídos as seguintes variáveis inteiras A = 3, B = 8, C = 2, analise as expressões abaixo e marque a opção que corresponde a ordem correta dos resultados lógicos.
a)F V F
b)V F V
c)V F F
d)F V V
e)V V F
04) QUESTÃO (3 ESTRELAS)
Seja o seguinte trecho de programa: (
int main ()
{
int a,b,c;
a = 3;
b = a + 2;
c = b - a;
if ((b+c) > 4)
{
b = a + c;
b = (b + c + a) / 2;
}
else
{
b = (b + c + a) % 2;
b = b + 1;
}
cout << "O valor de b e: "<
return 0;
}
Assinale a alternativa que indica corretamente o valor final da variável b.
a)6
b)3
c)5
d)1
e)4
05) QUESTÃO (4 ESTRELAS)
Faça um programa que calcule o somatório dos números de 1 até 5
OBS: Utilize estrutura de repetição
06) QUESTÃO (5 ESTRELAS)
Elabore um algoritmo para receber um número inteiro positivo, calcular e exibir seu fatorial.
TOTAL DE ESTRELAS : 18
Escala:
de 0 a 2 estrelas: Você deve estudar mais!
de 3 a 5 estrelas: Continue se esforçando!
de 6 a 10 estrelas: Bom!
de 11 a 15: Muito Bem!
de 16 a 18: Você é Show!!!!
***************************************************************************************************************************************************
Vejam o funcionamento desse joguinho.
#include<iostream>
#include<time.h>
#include<cstdlib>
using namespace std;
int main(){
srand(time(NULL));
int dado;
bool continua=1;
float saldo;
cout<<"insira o valor da aposta:";
cin>>saldo;
while(continua && saldo>10){
for(int i=1;i<10000;i++){
dado=rand()%6+1;
cout<<" .";
}
system("cls");
dado=rand()%6+1;
cout<<"valor jogado:"<<dado;
switch(dado){
case 1:cout<<"voce ganhou\n";saldo=saldo+10;break;
case 2:cout<<"voce perdeu\n";saldo=saldo-20;break;
case 3:cout<<"voce ganhou\n";saldo=saldo+10;break;
case 4:cout<<"voce perdeu\n";saldo=saldo-20;break;
case 5:cout<<"voce ganhou\n";saldo=saldo+10;break;
case 6:cout<<"voce perdeu\n";saldo=saldo-20;break;
}
cout<<" saldo final:"<<saldo;
cout<<" Quer continuar? \n 1- para sim\n 0-para nao";
cin>>continua;
}
if (saldo==10){
cout<<"voce nao possui mais creditos!!!";
}
}
************************************************************************************************************************
EXERCÍCIO Parte II
01) Faça um programa que receba um número e mostre o triplo deste número (2 estrelas)
02) Faça um programa que receba um valor real e aplique um desconto de 10% sobre esse valor. Apresente na tela o novo valor com desconto(2 estrelas)
03) Faça um programa que receba dois números e verifique qual é o maior deles(3 estrelas)
04) Faça um programa que receba 5 números e mostre o maior deles. OBS: Obrigatório utilizar estrutura de repetição (5 estrelas)
05) Dado o pseudo código abaixo: (5 estrelas)
Faça o teste de mesa para verificar o que será impresso. Depois implemente em C++ e veja se acertou.
EXERCÍCIO DE REVISÃO DAS 3 ESTRUTURAS(SEQUENCIAL, CONDICIONAL E REPETIÇÃO)
NIVEL FÁCIL
01) Faça o algoritmo para calcular a área (AREA) e o perímetro (P) de uma sala retangular, sendo que as dimensões da sala (L e C) são fornecidas pelo usuário. Apresente a área e o perímetro depois de calculados.
b) Faça o algoritmo que receba do usuário uma temperatura em graus Farenheit (F) e a transforme em graus Celsius (C). A fórmula é C = 5/9 (F – 32).
c) Faça o algoritmo que calcule o valor em Reais (VAL_REAL), correspondente aos dólares que um turista possui no cofre do hotel. O programa deve solicitar os seguintes dados: Quantidade de dólares guardados no cofre (VAL_DOLAR) e cotação do dólar naquele dia (COT).
d) As maçãs custam R$ 1,30 cada se forem compradas menos de uma dúzia, e R$ 1,00 se forem
compradas pelo menos 12. Escreva um programa que leia o número de maçãs compradas, calcule e
escreva o custo total da compra.
NIVEL MÉDIO
e) A jornada de trabalho semanal de um funcionário é de 40 horas. O funcionário que trabalhar mais de 40 horas receberá hora extra, cujo cálculo é o valor da hora regular com um acréscimo de 50%. Escreva um algoritmo que leia o número de horas trabalhadas em um mês, o salário por hora e escreva o salário total do funcionário, que deverá ser acrescido das horas extras, caso tenham sido trabalhadas (considere que o mês possua 4 semanas exatas).
NIVEL DIFÍCIL
f) Faça um programa que popule um vetor com 10 posições e inverta (de verdade) os valores/elementos das posições da seguinte forma: posição inicial com a posição final, segunda posição com a penúltima e assim por diante.
1. Faça o algoritmo para calcular a área (AREA) e o perímetro (P) de uma sala retangular, sendo que as dimensões da sala (L e C) são fornecidas pelo usuário. Apresente a área e o perímetro depois de calculados.
2. Faça o algoritmo que calcule a idade de uma pessoa, sendo que o ano atual (AA) e o ano do nascimento da pessoa (AN) são fornecidos pelo usuário. (considere que a pessoa já fez aniversário nesse ano). Apresentar a idade da pessoa depois de calculada.
3. Faça o algoritmo que calcule o valor em Reais (VAL_REAL), correspondente aos dólares que um turista possui no cofre do hotel. O programa deve solicitar os seguintes dados: Quantidade de dólares guardados no cofre (VAL_DOLAR) e cotação do dólar naquele dia (COT).
4. Faça o algoritmo para calcular o valor monetário do desconto (D), sendo que o preço do produto (PR) é fornecido pelo usuário e o desconto é de 5%. Apresentar o valor do desconto.
5. Faça o algoritmo para calcular quanto será pago por um produto (PAG), sendo que o preço do produto (PR) e o desconto (D), em porcentagem, são fornecidos pelo usuário. Apresentar o valor a ser pago pelo produto.
6. Faça o algoritmo para calcular qual foi a porcentagem de desconto dada em um determinado produto (DESC). Preço (PRECO) e o preço que foi cobrado por ele depois do desconto (PRECOF) são fornecidos pelo usuário.
7. Faça o algoritmo que receba do usuário uma temperatura em graus Farenheit (F) e a transforme em graus Celsius (C). A fórmula é C = 5/9 (F – 32).
8. Faça o algoritmo que calcule a quantidade de tijolos iguais (QTD) necessários para construir uma determinada parede. São dados de entrada do programa: dimensões do tijolo (altura – AT e largura – LT) e dimensões da parede a ser construída (altura – AP e largura – LP).
14) Ler um valor e escrever a mensagem É MAIOR QUE 10! se o valor lido for maior que 10, caso contrário escrever NÃO É MAIOR QUE 10!
15) Ler um valor e escrever se é positivo ou negativo (considere o valor zero como positivo).
16) As maçãs custam R$ 1,30 cada se forem compradas menos de uma dúzia, e R$ 1,00 se forem compradas pelo menos 12. Escreva um programa que leia o número de maçãs compradas, calcule e escreva o custo total da compra.
17) Ler as notas da 1a. e 2a. avaliações de um aluno. Calcular a média aritmética simples e escrever uma mensagem que diga se o aluno foi ou não aprovado (considerar que nota igual ou maior que 6 o aluno é aprovado). Escrever também a média calculada.
18) Ler o ano atual e o ano de nascimento de uma pessoa. Escrever uma mensagem que diga se ela poderá ou não votar este ano (não é necessário considerar o mês em que a pessoa nasceu).
19) Ler dois valores (considere que não serão lidos valores iguais) e escrever o maior deles.
20) Ler dois valores (considere que não serão lidos valores iguais) e escrevê-los em ordem crescente.
21) Ler a hora de início e a hora de fim de um jogo de Xadrez (considere apenas horas inteiras, sem os minutos) e calcule a duração do jogo em horas, sabendo-se que o tempo máximo de duração do jogo é de 24 horas e que o jogo pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.
22) A jornada de trabalho semanal de um funcionário é de 40 horas. O funcionário que trabalhar mais de 40 horas receberá hora extra, cujo cálculo é o valor da hora regular com um acréscimo de 50%. Escreva um algoritmo que leia o número de horas trabalhadas em um mês, o salário por hora e escreva o salário total do funcionário, que deverá ser acrescido das horas extras, caso tenham sido trabalhadas (considere que o mês possua 4 semanas exatas).
23) Para o enunciado a seguir foi elaborado um algoritmo em Português Estruturado que contém erros, identifique os erros no algoritmo apresentado abaixo: Enunciado: Tendo como dados de entrada o nome, a altura e o sexo (M ou F) de uma pessoa, calcule e mostre seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas: - para sexo masculino: peso ideal = (72.7 * altura) - 58 - para sexo feminino: peso ideal = (62.1 * altura) - 44.7 inicio ler nome ler sexo se sexo = M então peso_ideal (72.7 * altura) - 58 senão peso_ideal (62.1 * altura) – 44.7 fim_se escrever peso_ideal fim
24) Ler o salário fixo e o valor das vendas efetuadas pelo vendedor de uma empresa. Sabendo-se que ele recebe uma comissão de 3% sobre o total das vendas até R$ 1.500,00 mais 5% sobre o que ultrapassar este valor, calcular e escrever o seu salário total.
25) Faça um algoritmo para ler: número da conta do cliente, saldo, débito e crédito. Após, calcular e escrever o saldo atual (saldo atual = saldo - débito + crédito). Também testar se saldo atual for maior ou igual a zero escrever a mensagem 'Saldo Positivo', senão escrever a mensagem 'Saldo Negativo'.
26) Faça um algoritmo para ler: quantidade atual em estoque, quantidade máxima em estoque e quantidade mínima em estoque de um produto. Calcular e escrever a quantidade média ((quantidade média = quantidade máxima + quantidade mínima)/2). Se a quantidade em estoque for maior ou igual a quantidade média escrever a mensagem 'Não efetuar compra', senão escrever a mensagem 'Efetuar compra'.
27) Ler um valor e escrever se é positivo, negativo ou zero.
28) Ler 3 valores (considere que não serão informados valores iguais) e escrever o maior deles.
29) Ler 3 valores (considere que não serão informados valores iguais) e escrever a soma dos 2 maiores.
30) Ler 3 valores (considere que não serão informados valores iguais) e escrevê-los em ordem crescente.
31) Ler 3 valores (A, B e C) representando as medidas dos lados de um triângulo e escrever se formam ou não um triângulo. OBS: para formar um triângulo, o valor de cada lado deve ser menor que a soma dos outros 2 lados.
32) Ler o nome de 2 times e o número de gols marcados na partida (para cada time). Escrever o nome do vencedor. Caso não haja vencedor deverá ser impressa a palavra EMPATE.
33) Ler dois valores e imprimir uma das três mensagens a seguir: ‘Números iguais’, caso os números sejam iguais ‘Primeiro é maior’, caso o primeiro seja maior que o segundo; ‘Segundo maior’, caso o segundo seja maior que o primeiro.
34) Seja o seguinte algoritmo: início ler x ler y z= (x*y) + 5 se z <= 0 então resposta ‘A’ senão se z <= 100 então resposta ‘B’ senão resposta ‘C’ fim_se fim_se escrever z, resposta fim Faça um teste de mesa e complete o quadro a seguir para os seguintes valores: X =3, Y = 2, Z= , resposta: X = 150, Y=3, Z= , resposta:
EXERCÍCIOS
1- Dado o código abaixo:
#include<iostream>
using namespace std;
int main(void){
int x, y, z, w, k;
cout<<"digite o valor";
cin>>x;
cout<<"digite o valor";
cin>>y;
cout<<"digite o valor";
cin>>z
cout<<"digite o valor";
cin>>w;
cout<<"digite o valor";
cin>>k;
if(x+y>z+w){
cout<<y+z<<" "<<z+k<<endl;
}
else {
if (y+z>y+k){
cout<<x+y<<" "<<z+w<<endl;
}
else
if (y+z>w+k){
cout<<x*y*z<<endl;
}
else
cout<<x<<" "<<y<<" "<<z<<" "<<w<<endl;
}
return 0;
}
a) Caso a entrada dos valores para x,y,z e w sejam respectivamente: 10, 15,20, 25 e 30 o que será impresso?
b)Caso a entrada dos valores para x,y,z e w sejam respectivamente: 25, 15,20 , 5 e 3, o que será impresso?
2) Sendo os valores atribuídos as seguintes variáveis inteiras a=4, b=9,c=3, veja o que será impresso nas expressões abaixo:
3) Qual a estrutura do comando de seleção switch ?
4) Faça um programa que receba duas notas, calcule a média e se a média for maior ou igual a 7 mostre "APROVADO" senão mostre "REPROVADO". OBS: CASO SAIBA, UTILIZE PROCEDIMENTO
5) Faça um programa que mostre os 50 primeiros números ímpares.
EXERCÍCIO
1- Dado o código abaixo:
#include<iostream>
using namespace std;
int main(void){
int x, y, z, w;
cout<<"digite o valor";
cin>>x;
cout<<"digite o valor";
cin>>y;
cout<<"digite o valor";
cin>>z
cout<<"digite o valor";
cin>>w;
if(x<y){
if(x<w){
if(x<z){
x=z;
cout<<x+y+z<<endl;
}
}
}
else
if (y<z){
if (y<w){
y=z;
cout<<y+x<<endl;
}
}
return 0;
a) Caso a entrada dos valores para x,y,z e w sejam respectivamente: 10, 15,20 e 25, o que será impresso?
b)Caso a entrada dos valores para x,y,z e w sejam respectivamente: 25, 15,20 e 5, o que será impresso?
2) Escreva V ou F
( ) a sentença a=>b && b=>c está escrita corretamente em c++ e resultará em verdadeiro se a=10,b=9,c=8.
( ) O comando WHILE é adequado para a situação onde não sabemos exatamente quantas vezes o laço será repetido.
( ) Em uma operação lógica utilizando o operador OU (OR, ||) , sempre que um dos operandos é falso o resultado será falso independente dos outros.
3) Escreva um algoritmo para a comissão de um vendedor de FIGURINHAS DA COPA. Sabe-se que a comissão será 3% do total da venda. O programa terá como entrada: Identificação do vendedor, Código da figurinha, Preço de cada figurinha, Quantidade de figurinhas vendidas.
EXERCÍCIO
1) Construa um programa que:
obs: Utilize Procedimentos
2) Escreva V ou F
( ) Mediante uma quantidade indefinida de repetições o comando mais adequado a ser utilizado é o WHILE
( ) Os operadores relacionais são: igual, diferente, maior, menor, maior ou igual, menor ou igual, verdadeiro e falso
( ) O número de repetições do comando FOR é indefinido, cabendo ao programador definir quantas vezes a repetição ocorrerá
( ) Todos os operadores relacionais são iguais, independente da linguagem de programação
3) Faça um programa que armazene o sexo e a idade de 10 "Vingadores", exiba uma listagem contendo o sexo e a idade de todas as pessoas e, ao final, o total de Vingadores do sedo sexo masculino e a soma das idades.
OBS: Utilize 2 vetores : 1o. Vetor do tipo char para capturar o SEXO e o 2o Vetor do tipo int para capturar a IDADE
4) Dado o código abaixo:
#include<iostream>
using namespace std;
int main(void){
int a,b,c,d;
bool r , r1 , aux;
a=10;
b=15
c=20;
d=25;
r=(a>c && d>b+1);
r1=(b+c+2>= a+d+3);
cout<<r<<" "<<r1<<endl;
aux=r;
r=r1;
r1=aux;
cout<<r<<" "<<r1<<endl;
return 0;
}
O que será impresso?
5) Sendo os valores atribuídos as seguintes variáveis inteiras a=6, b=18,c=4, veja o que será impresso nas expressões abaixo:
PROGRAMA BANCÁRIO - TENTE COMPREENDER O PROGRAMA COMENTANDO OS TRECHOS IMPORTANTES DO CÓDIGO
#include <iostream>
#include <string>
using namespace std;
double saldo;
double cadastrarConta(){
string nome="gerhard";
double saldo;
cout<<"digite seu nome:"<<endl;
cin.ignore();//limpa o buffer
/*
Apesar de getline() funcionar quando os dados de cadeia são lidos de modo consecutivo, problemas serão apresentados ao se tentar utilizar uma variavel de cadeia, depois de ter utilizado cin para ler uma variável caractere ou numérica. (Usar o cin pra ler numero e depois tentar usar getline() isso gera erro).
A razão dessa anomalia, é que ao entrarmos com o numero no cin>> precionamos a tecla ENTER em seguida. Essa ação insere um caractere CRLF (retorno do carro / avanço de linha (é o '\n')) e permanece no buffer. Quando se executa a sentença getline, lê-se o buffer e se encontra o caractere CRLF; dado que este é, por default, o caractere de separação, detém-se a leitura e se insere o caractere de terminação nulo na cadeia. Por conseguinte, não se pode introduzir o texto.
a forma mais simples de solucionar o problema, é usar o comando cin.ignore() antes de usar o getline.
*/
getline(cin,nome);
cout<<"Ola!! "<<nome<<endl;
cout<<"Digite o valor de seu deposito de abertura de conta:"<<endl;
cin>>saldo;
return saldo;
}
double creditar(double saldo){
double credito;
cout<<"digite o valor do deposito:";
cin>>credito;
saldo=saldo+credito;
return saldo;
}
double debitar(double saldo){
double debito;
cout<<"digite o valor do saque:";
cin>>debito;
saldo=saldo-debito;
return saldo;
}
void mostrarMenu (){
int opcao;
double n1,n2,result;
cout<<"ESCOLHA A SUA OPCAO"<<endl;
cout<<"Digite 1 - para CADASTRAR CONTA:"<<endl;
cout<<"Digite 2 - para FAZER DEPOSITO:"<<endl;
cout<<"Digite 3 - para FAZER SAQUE:"<<endl;
cout<<"Digite 4 - para CONSULTAR O SALDO:"<<endl;
cout<<"Digite 5 - para SAIR"<<endl;
cin>>opcao;
switch(opcao){
case 1:
saldo=cadastrarConta();
cout<<"saldo atual: "<<saldo<<endl;
cout<<"pressione qualque tecla para continuar...";
system("Pause>null");
system("cls");
mostrarMenu();
break;
case 2:
saldo=creditar(saldo);
cout<<"saldo atual: "<<saldo<<endl;
cout<<"pressione qualque tecla para continuar...";
system("Pause>null");
system("cls");
mostrarMenu();
break;
case 3:
saldo=debitar(saldo);
cout<<"saldo atual: "<<saldo<<endl;
cout<<"pressione qualque tecla para continuar...";
system("Pause>null");
system("cls");
mostrarMenu();
break;
case 4:
cout<<"saldo atual: "<<saldo<<endl;
cout<<"pressione qualque tecla para continuar...";
system("Pause>null");
system("cls");
mostrarMenu();
break;
case 5:
cout<<"Agradecemos por utilizar os nossos servicos";
break;
default:
cout<<"opcao invalida";
mostrarMenu();
break;
}
}
int main(){
mostrarMenu();
}
EXERCÍCIO:
1) Considere o trecho em C++ a seguir e informe o que será impresso ao fim do programa:
#include <iostream>
int main(void)
{
int a, b;
a=10;
b=20;
cout<<(a>b);
return (0);
}
2) Considere o trecho em C++ a seguir e informe o que será impresso ao fim do programa:
#include <iostream>
int main(void)
{
int a, b ,c , d , e , f , g;
a=3;
b=a*3;
c=b*3;
d=c*3;
cout<<(a*3==b)<<" "<<(a+b+d<c)<<" "<<(d/2==c)<<endl;
return(0);
}
3) Quais as diferenças entre as 3 formas de escrever repetição (1-do..while 2- while 3-for) ?
EXERCÍCIO PROPOSTO by (PROFESSOR ALVES)
escreva um programa com os 10 procedimentos abaixo:
void um()
subprograma que mostre todos os números de 3 dígitos que sejam múltiplos de 3 e 5 simultaneamente e não sejam múltiplos de 3 e 4 simultaneamente
void dois()
subprograma que calcule e mostre os termos da progressão aritmética 4,9,14…
menores que 100. Mostre também a soma dos termos pares e dos termos ímpares
void tres()
subprograma que gere e mostre números aleatórios de 1 a 30, até que seja gerado o número 20, que não deve ser mostrado, isto é a série mostrada não deve conter o 20
void quatro()
subprograma que lê 2 números inteiros positivos e mostre os divisores comuns dos 2 números. Mostre também a quantidade destes divisores, inclusive o 1.
void cinco()
subprograma que mostre todos os números palíndromos compreendidos entre 10 e 900. Mostre também quantos são estes palíndromos.
void seis()
subprograma que calcule e mostre os termos da serie 125, 114, 103… maiores que 0(zero). Mostre também a soma e a média destes termos.
void sete()
subprograma que gere e mostre 20 numeros aleatórios compreendidos entre 10 e 60. Mostre também o maior e o menor número gerado.
void oito()
subprograma que calcule e mostre os termos da série FIBONACCI (1,1,2,3,5...) menores que 500. (a partir do 3o termos, o valor do termos é a soma dos 2 termos anteriores)
void nove()
subprograma que calcule e mostre os 20 primeiros termos da série de FIBONACCI
void dez()
subprograna que lê um número inteiro positivo e informa se o mesmo é um número primo. (Numero primo é aquele que não tem divisores além de 1 e ele prórpio)
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
Execícios :
// Example program
#include <iostream>
#include <string>
#include <math.h>
using namespace std;
int main()
{
const int PI=3.14;
float raio,volume;
cout<< "digite o valor de raio";
cin>>raio;
volume=(4.0/3.0) * PI * pow(r,3);
cout<<"valor do volume: "<<volume;
}