Você já ouviu falar de Scrum? Scrum é um framework utilizado para gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicado para o desenvolvimento ágil de um software. É um processo iterativo e incremental, que possui 3 pilares centrais:
TRANSPARÊNCIA dos processos, dos requisitos de entrega e status. Todos os aspectos significativos do processo como um todo devem estar visíveis e alinhados com todos os responsáveis pelos resultados.
INSPEÇÃO constante de tudo o que está sendo feito.
ADAPTAÇÃO tanto do processo, quanto do produto, que podem sofrer mudanças que necessitam de adaptação. Também é importante adaptar o SCRUM para a realidade e cultura da empresa.
São PRÁTICAS FUNDAMENTAIS do SCRUM:
SCRUM MASTER: responsável por ajudar todo o time a entender e manter vivos os princípios e práticas do SCRUM no dia-a-dia. É como um coach, um facilitador para o trabalho, remove impedimentos, refina itens da próxima Sprint junto ao Product Owner.
PRODUCT OWNER: responsável pelos poderes de liderança sobre o produto. Decide quais recursos serão construídos, qual a ordem de prioridade de produção no PRODUCT BACKLOG.
TEAM: equipe desenvolvedora do projeto. É o team que define como as coisas serão feitas e quais e quantas tarefas são possíveis de entregar. O team se auto organiza para atingir as metas estabelecidas pelo Product Owner.
PRODUCT BACKLOG: o Product Owner descreve o que precisa e onde deve chegar através de histórias, que levam em conta 7 dimensões do produto: ATORES, INTERFACES, AÇÕES, DADOS, REGRAS DE NEGÓCIO, AMBIENTE e QUALIDADE. Essa visão é desmembrada em todas as funcionalidades que serão necessárias e irão compor o Product Backlog.
SPRINTS: As funcionalidades são organizadas por ordem de prioridade e o projeto é planejado em Sprints que são períodos de tempo onde os itens selecionados no Product Backlog serão construídos e entregues. As Sprints são planejadas respeitando o time-boxed: precisam ter a mesma duração fixa que varia entre 1 e 4 semanas, sendo mais utilizado o padrão de 2 semanas.
SPRINT BACKLOG: antes de cada Sprint começar é feita uma reunião de planejamento (Sprint Planing), onde é criado o Sprint Backlog, que leva em consideração as capacidades e velocidade de entrega do team para definir quantas histórias poderão ser construídas e entregues dentro de uma Sprint.
INCREMENTO / ENTREGA: ao término de uma Sprint, deve ser entregue um Incremento do produto (no caso de desenvolvimento, por exemplo, é importante que seja entregue uma parte do software funcionando, ainda que não esteja finalizada). Após a entrega do incremento, é realizada uma Sprint Review, momento em que o Product Owner verifica ser serão inseridas mudanças ou alterações no produto. Essas mudanças são inseridas no backlog, também por prioridades.
SPRINT PLANING: reunião realizada antes do início de uma Sprint, onde é construído o Sprint Backlog.
DAILY SCRUM: reunião diária que dura em média 15 minutos, em que cada membro do team deve levar em conta 3 perguntas básicas a serem respondidas:
1 — O que eu fiz ontem?
2 — O que eu farei hoje?
3 — Existe algum impedimento para o andamento do que tenho que fazer?
Nesse momento, a Transparência é extremamente importante para que fique muito claro quais são os problemas e dificuldades para que soluções possam ser encontradas.
SPRINT REVIEW: reunião que acontece após o término de cada Sprint para validar e adaptar o produto que está sendo construído. É nesse momento em que o Product Owner sugere mudanças e alterações que serão inseridas no product backlog por ordem de prioridade.
RETROSPECTIVA: reunião final, em que todos podem e devem expor seu feedback do processo, verificando necessidades de adaptação a partir do que aconteceu de positivo e de negativo.
Existem algumas ferramentas que são utilizadas no Scrum para facilitar e organizar melhor os processos no dia-a-dia do team. Conheça duas delas:
BURNDOWN CHART
Gráfico que relaciona os itens a serem realizados com o tempo de entrega. Existe uma linha mestra que é o padrão desejado e sobre ela é possível acompanhar o andamento do processo através do fornecimento de informações sobre os itens que foram entregues pelo time e o tempo que foi levado para isso.
KANBAN BOARD
Quadro onde é possível visualizar o fluxo de trabalho que está sendo feito. Pode ser realizado através de um software (por exemplo, o Trello) ou mesmo um quadro de parede com post-its que representam as histórias e funcionalidades do product back log. São listados os itens que precisam ser executados, que estão sendo executados e que estão prontos. Também são listados os impedimentos e outras informações.
Eles estão baseados na sigla SMART: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time based (Temporal). A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas características!
O primeiro passo é definir objetivos que sejam específicos. Isso significa que é necessário definir com clareza o que deve ser conquistado. Quanto mais detalhada for essa meta, mais fácil ela será compreendida, facilitando o esforço para alcançá-la.
Buscar o sucesso não deve ser considerado como uma meta, pois isso não é claro e nem indica como pode ser alcançado. Por isso, especifique exatamente o que deve ser atingido, como um resultado nas vendas, o desenvolvimento dos colaboradores, entre outros.
Além de específicos, eles também devem ser mensuráveis. Isso significa que é preciso ter uma forma de medir o seu progresso, o que pode ser um número, uma porcentagem. Esse indicador vai demonstrar se os objetivos estão sendo alcançados ou não.
Outro aspecto importante é que os objetivos precisam ser alcançáveis. É importante ser ambicioso, entretanto, definir metas impossíveis não é um bom caminho. Quando elas são muito difíceis, é normal perder a motivação no meio da jornada, o que é ruim para a moral da sua equipe.
Portanto, procure elementos que sejam desafiadores e possíveis de serem atingidos. Isso manterá a equipe engajada e motivada, contribuindo para que os resultados sejam favoráveis para o negócio.
Esse é outro ponto que também é importante. Os objetivos precisam ter importância estratégica para seu negócio, serem relevantes. De nada adianta estabelecer metas que não contribuem com o crescimento do seu negócio, que sejam apenas vaidades.
Por isso, é preciso direcioná-las de acordo com as prioridades da empresa. Desse modo, elas contribuirão para que a organização chegue onde deseja, crescendo de forma consistente.
Por último, os objetivos precisam ser temporais, ou seja, cumpridos dentro de um prazo determinado. Definir esse tempo vai permitir que eles se tornem prioridades na sua empresa. Afinal, se não houver um prazo, outras tarefas podem tomar o espaço e prejudicar o cumprimento.
Essa estratégia é fundamental para as empresas que buscam crescer constantemente. Ter clareza do que se está buscando atingir, planejar o que, quando e como as coisas serão feitas, facilita muito o alcance dessas metas. Assim, as estratégias e ações terão sempre um sentido, contribuindo para o sucesso do negócio.
fonte:https://micropowerglobal.com/objetivos-smart/